A abertura da Exposição Mosaicos de Papel do artista Nixon Araújo, ocorreu no dia 27 de setembro de 2022, no Campus da UniJaguaribe – Aracati. Ela foi celebrada com momentos de música ao vivo, relatos de vida tocantes, celebração da arte e muita inspiração.
Os quadros da Exposição são feitos com papel reciclável (jornais, revistas, folders, etc.) e cola. A técnica usada consiste no uso de pequenos pedaços de papel, que são colocados sobrepostos um a um, e que quando colados juntos formam uma arte colorida e com muito significado, apresentando cenas que retratam o Evangelho do Domingo, a celebração da partilha, a luta da Comunidade, os mistérios da encarnação e o mistério do humano, que, segundo ele, recicla-se e refaz para que se possa continuar a caminhada.
Em suas obras, Nixon retrata a união de um povo multiétnico excluído, e que se unem, juntamente com as cores dos Mosaicos, na celebração e construção de uma sociedade mais inclusiva, na qual todos são acolhidos (as), abraçados (as) e aceitos (as).
Suas obras impactam o (a) espectador(a) já de início, com suas cores vivas e marcantes, que colorem e avivam o ambiente, projetando sensações que não podem ser descritas simplesmente com palavras.
Nixon faz de seus quadros uma forma de manifestação, comunicando-se através de pequenos pedaços de papel e que juntos mostram um propósito universal.
A exposição está dividida em dois núcleos temáticos que refletem sua experiência com o sagrado e com o humano: Núcleo Experiência do Sagrado e Núcleo Outros Mosaicos.
A abertura foi agraciada pela honorária presença do Magnífico Reitor da Unilab, Professor Dr. Roque do Nascimento Albuquerque, que compartilhou com a plateia alguns de seus relatos de vida e parte de sua trajetória como cigano da etnia Kalon. Sua participação foi gravada e será publicada dentro de alguns dias, no Programa do Vale Conexão.
Também compareceram ao evento estudantes dos cursos de Psicologia, Direito e Enfermagem, bem como professores (as) da UniJaguaribe que se mostraram interessados (as) e curiosos (as) a respeito das obras de Nixon.
A apresentadora Gabi, do Programa Tá Valendo, conversou com o artista, e o indagou a respeito de seus quadros, aproveitando para sanar algumas dúvidas da plateia. O Programa será postado em breve.
No mais, foi um momento lindo, em que se comemorou a arte como uma forma de manifestação, onde são expressas histórias, culturas, lutas, ideias, emoções e valores, e que com certeza, ficará na memória dos presentes, servindo de inspiração e apoio.