O 19 de Novembro

No dia 19 de novembro se comemora o Dia da Bandeira do Brasil, símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.

A bandeira do Brasil faz parte do nosso conjunto de símbolos nacionais – manifestações gráficas e musicais, de importância histórica, que representam a identidade do país – sendo o Hino, as Armas e o Selo Nacional nossos demais símbolos.

Segundo o professor do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP André Figueiredo Rodrigues, o uso de bandeiras para representar uma nação começou entre os séculos 18 e 19, quando os países, ao passarem por revoluções, começaram a pensar em símbolos que os identificassem como nação unida e soberana.

“Na verdade, bandeiras são usadas para representar algo desde a Antiguidade, mas, naquela época, elas estavam mais atreladas a comunidades e a objetos, como barcos, propriedades, etc.”, explica Rodrigues. “É somente quando a bandeira adquire um caráter mais coletivo e emocional, nas revoluções burguesas, que ela passa a identificar e a representar uma nação.”

O Verde e Amarelo

O verde simboliza nossas florestas e matas. O amarelo, nossas riquezas e o ouro. O azul, nossas límpidos céus e o branco, a paz. Essa versão pode até ser um pós-conceito muito bom e poético. Mas a verdade é que as cores desse símbolo oficial da República Federativa do Brasil são apropriações da bandeira do império pintada por Debret.  Nosso verde é a cor símbolo da casa de Bragança, a de D. Pedro I. Já o amarelo refere-se a casa de Dona Leopoldina, arqui-duquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, a Casa de Habsburgo.

Por mais de um século, as cores que representavam nosso país eram o branco e o vermelho. Isso porque, até 1645, o Brasil utilizava os mesmos símbolos nacionais que nossa metrópole, Portugal, sendo comum encontrar nas bandeiras anteriores brasões, coroas e escudos que representavam a família real portuguesa.

 

 

 

 

Fonte:

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/dia-da-bandeira-10-coisas-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-o-simbolo-brasileiro,f1e8554ceb5e4b1be7754330f11d1186qfpjt150.html

https://designculture.com.br/bandeira_do_brasil