História

A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. Apesar de não terem datas marcadas, os católicos colocaram a data de 6 de Janeiro como o dia que eles conheceram Jesus.

Brasil 

Resultado de imagem para dia de reis"A tradição teve início no Brasil através dos colonizadores português. Inicialmente, a festa acontecia em pequenas aldeias, também em menção ao menino Jesus. Tempos depois cresceu e, atualmente, segue numa espécie de história folclórica, em vários estados do país. Embora cada uma tenha sua particularidade, a essência continua a mesma, em uma mistura de de temas sacros e profanos.

A festa de Reis é composta por músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e áreas rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.  O folguedo natalino é comemorado em várias partes do país, principalmente no Norte e Nordeste, onde ganhou cores, formas e sons regionais. Nessas regiões, os principais personagens que compõem a festa são o Mestre, Rei, Rainha, Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e crianças.

 

 

 

Espanha

No país Ibérico, a data é celebrada com uma 

grande festa de cortejo dos Reis Magos, a ‘Cabalgata del Reyes’  ou em português, Cavalgada dos Reis Magos. As crianças deixam sapatos nas janelas, preenchidos com capim e ervas, no intuito de alimentar os camelos dos Reis Magos. De acordo com a lenda do país, em troca, essas mesmas crianças recebem em troca doa magos doces e guloseimas. A festa acontece com um tradicional desfile de Reis e cavaleiros em carros muito bem decorados.  Ao final, misturam-se com as crianças para brincar nas ruas. A Cavalgada dos Reis Magos acontece há mais de 150 anos, sempre na véspera do Dia de Reis (5).

 

Itália

Resultado de imagem para dia de reis italia"Na Itália a comemoração ganha o nome de Befana, uma bruxa que fornece presentes às crianças. Diferente dos demais países que possuem a tradição do Papai Noel presentear no Dia 25 de dezembro, a Befana se encarrega desta função, todo dia 6 de janeiro do ano.

A bruxa nada mais é do que uma figura folclórica da Itália, definida tradicionalmente por uma velhinha simpática, de roupas remendadas, chale, lenço na cabeça e chapéu pontiagudo, botas e de vassoura na mão. Sua fama é de levar doces e presentes para as crianças que se comportarem bem, e carvão para as que foram rebeldes.

 

Alemanha

Resultado de imagem para dia de reis alemanha"

Embora pareça que ‘C+M+B’ sejam as iniciais dos Reis Magos, as abreviações simbolizam a frase ‘Cristo Mansionem Benedicat’, que em português significa Cristo abençoe esta casa. Durante a data, todas as casas se purificam,  com incenso de para afastar as energias negativas e  colocam a metade de uma cebola  polvilhada com sal no peitoril da janela. As crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

 

Vaticano

A data é celebrada no Vaticano com uma grande missa celebrada pelo Papa.

 

 

 

 

 

 

Hungria

Na Hungria, as crianças costumam se vestir de Reis Magos, transportando os presépios de porta em porta pedindo moedas aos moradores.

 

Filipinas

Nas Filipinas, o Dia de Reis é celebrado com homens adultos, que se vestem de Reis Magos e saem a distribuir doces para as crianças pelas ruas.

 

 

A Tradição do Reisado 

Resultado de imagem para reisado"

O Reisado hoje faz parte da Folia de Reis, mas as origens são diferentes. O Reisado nasceu no Egito, como festa de adoração a Festa Sol Invencível. Os foliões fazem uma procissão, indo de casa em casa para receber presentes e dinheiro. Essa parte da festa foi integrada ao passar dos anos. Os católicos a explicam como sendo o período da andada dos reis até a visita para Jesus.

 

 

 

 

Fontes: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/folia-de-reis

http://www.ung.br/noticias/no-dia-de-reis-saiba-como-data-e-celebrada-pelo-mundo