Pode-se compreender o valor responsabilidade tanto no sentido individual quanto no empresarial. Individualmente, atribui-se a esse valor a consciência de alguém para responder por seus próprios atos, por tudo aquilo que lhe cabe; por dever, poder, competência ou atribuições que lhes são conferidas. Cada pessoa assume o seu papel, quer seja na família, no trabalho ou na sociedade, colaborando, participando e efetivamente contribuindo da melhor forma. Construindo assim um caminho positivo, no qual serve de ponte para formação de objetivos cada vez mais amplos. O indivíduo responsável não recua na primeira dificuldade, ele possivelmente se inteira da situação, analisa as possibilidades e decide sobre qual o próximo passo, isto é, ele assume uma postura estratégica diante da realidade.
Como um ser socialmente responsável, ele atua em ambientes diversos, acoplando os princípios de honestidade, justiça, integridade e confiança nas suas ações. Dentro das organizações, ele procura fortalecer todas as formas de mobilização que possa beneficiar a comunidade da qual faz parte, como por exemplo questões sobre consumo, poluição, discriminações das mais diversas naturezas, questões de gênero, enfim, tudo o que possa gerar mobilização, reivindicação ou formas de gerar efeitos positivos para aquele ambiente onde esteja inserido.
Responsabilidade empresarial pode ser a melhor forma de expressão de uma organização quando, na prática, ela tenta eliminar os impactos negativos de suas ações, demonstrando que tem compromisso com os seus colaboradores, com aqueles que compram e consomem os seus produtos e serviços, e que existe coerência entre o seu discurso político e suas ações. Como exemplo, pode-se citar aquelas que geram impacto ambiental positivo, projetos de educação, construção de lideranças, utilização de produtos naturais, ações de extensão, além de voluntariado e doações.
Neste caminho, as empresas se expõem a avaliações, a críticas ou censuras e, exatamente por este motivo, elas procuram estudar as relações entre a sua ética e os seus negócios, colocando como ponto fundamental para o fortalecimento da sua cultura a exposição de valores que possam ser vivenciados e abraçados por qualquer partícipe do seu empreendimento.
A responsabilidade é manifestação de entrega e de vontade, é superação mesmo diante de desafios e dificuldades. As atitudes simples de gentileza são de responsabilidade social individual. Encorajar os outros ou se engajar em causas nobres, desenvolver bons hábitos como descartar o que não for mais útil e evitar desperdícios também é se manter responsável. Para certos indivíduos, fazer “vista grossa”, fingir que não está vendo problemas na sua frente, do tipo “esse problema não é meu” e se desresponsabilizar é lavar as mãos e eliminar a possibilidade de ver o respeito como ganho individual e coletivo. Na verdade, é importante responder para si mesmo: o que eu ganho fazendo algo além das minhas competências? Isto é ver além da realidade imediata, é pensar além de um horizonte curto. Ser responsável é conhecer os seus limites, os dos outros e, efetivamente, agir dentro desses parâmetros.
Profa. Criseida Alves Lima
Conselheira Acadêmica da UniJaguaribe