A Instituição

A Instituição hilbersongilo 13 de junho de 2022

Quem Somos?

Somos uma entidade sem fins lucrativos, visando articular, promover e realizar projetos em colaboração à sociedade, com o objetivo de desenvolver na Região do Vale do Jaguaribe ações de cunho sociocultural, colaborando para o seu crescimento.

Idealizamos e executamos iniciativas como o Tá Valendo, pioneiro em levar aos jovens uma postura de protagonismo e transformação, buscando sempre trazer ao público, questões que sejam pertinentes a toda juventude da Região do Vale do Jaguaribe.

Possuímos quatro pilares transformadores, que juntos caminham na contemplação do ser pessoa. São eles:

Nossa Filosofia

Desenvolvimento institucional e pessoal, com a promoção do ensino, incentivo ao meio social, cultural e na preparação de profissionais, com capacitação voltada de forma laborativa e empreendedora.

Caracterizando novos modelos de sistemas alternativos e produtivos com a diversidade de setores, com seguimento no serviço individual, comercial, industrial, fomentando à cooperação técnica, gerencial e operacional para a promoção de planos, programas e projetos sociais.

Ética, Colaboração, Inovação, Responsabilidade, Diversidade, Profissionalismo e Qualidade.

O que nos motiva

Entidade sem fins lucrativos, há mais de uma década, o Instituto Vale do Jaguaribe, Cultura e Desenvolvimento vem se estabelecendo como um potente articulador, promotor e realizador de projetos de cunho socioeconômico e cultural em colaboração com a sociedade, com objetivo de desenvolver a Região do Vale do Jaguaribe.

Seja através  de projetos de ensino, pesquisa, educação, cultura, formação profissional, experimentação de modelos produtivos e sistemas alternativos de produção,  ou ainda, por meio do fomento à cooperação técnica, gerencial e operacional e do desenvolvimento de programas sociais, o  IVJ encontra sua motivação no pleno exercício da cidadania, na criação de oportunidades para a plenitude humana e na necessidade de dar condições plenas de vida para o cidadão em sua própria terra, a partir dos municípios que integram a Região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste.​

ETHOS – A Nossa Moradia

O termo  “ética” vem do grego ethos que, em sua etimologia, significa literalmente “morada, habitat, refúgio; lugar onde as pessoas habitam”.

Voltado para o despertar da consciência dos cidadãos para suas potencialidades e acerca do lugar onde habitam,  sua lugaridade e as relações que os torna comunidade.  O Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ se posta como um canal do dever, comprometido com o desenvolvimento humano como ponto de partida para as grandes transformações.