O programa de TV Tá Valendo é o projeto pioneiro do Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ, em parceria com o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe – UniJaguaribe, a Casa de Vovó Dedé, Grupo Sinal de Comunicação, Programa de Estudos em Cultura Urbana, Audiovisual e Artes da Periferia (Procura na Periferia), e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Semanalmente, aborda temas e discussões pertencentes ao universo jovem, além de abranger os diferentes pontos de vista dos seus apresentadores, em sintonia com o seu corpo técnico.
Em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza realizada na tarde de ontem (30), o Tá Valendo teve a honra de receber a homenagem pelos seus 7 anos de história e existência no Vale do Jaguaribe, conforme Requerimento nº 3551/2022, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT). Sobre a solicitação, a parlamentar destaca:“Quis propor esse requerimento como reconhecimento para que saberes possam ser compartilhados e assim evoluirmos como sociedade.”
Compuseram a mesa da sessão a vereadora Larissa Gaspar; o Pró-Reitor de Operações e Expansão da UniJaguaribe e Diretor Técnico do IVJ, Gaarcia Júnior; o presidente do IVJ, Pedro Henrique Chaves; Vitória de Oliveira, representando os apresentadores; e a representante da equipe técnica do programa, Alane Damasceno. Em sua fala, Gaarcia Júnior ressaltou a origem do Tá Valendo: “O nascimento do programa nasceu por olharmos para o lado e vermos jovens entusiasmados. No primeiro encontro para a criação do Tá Valendo nós não tínhamos nenhuma certeza. A única certeza que tínhamos era que existiam muitas histórias não contadas e quantas histórias descobrimos a partir dessa experiência de olhar para nós mesmos.”
Na solenidade, foram entregues os certificados de homenagem aos atuais participantes do programa e para a parceira Casa de Vovó Dedé:
Gaarcia Júnior, Programa Tá Valendo; Claudine Albuquerque, Casa de Vovó Dedé; Anna Gabriela dos Santos de Lima, apresentadora; Bryan Nycollas Guimarães Paz, apresentador; Maria Fernanda Andrade Lima, apresentadora; Vitória de Oliveira Nascimento, apresentadora; Alane Damasceno Moreno, cinegrafista e editora; Glória Louise Damasceno Monteiro, produtora; Hilberson dos Santos Giló, Coordenador de Comunicação; Laércio Valente da Silva Júnior, Designer; e Abda Medeiros, Coordenadora de Projetos do IVJ.
A sessão também contou com as ilustres presenças de Anatália Nery e Thaysmenia Oliveira, que foram apresentadoras do Tá Valendo nos primeiros anos do projeto.
Agradecemos a vereadora Larissa Gaspar e demais autoridades por proporcionarem este grande reconhecimento aos jovens que integram o Tá Valendo, estes que desde 2016 vem representando o ideário e despertando o protagonismo de tantos outros jovens do Vale do Jaguaribe. Desejamos muito mais sucesso a todos que fazem parte deste projeto lindo e transformador!