Quem foi Cláudia Celeste?
Cláudia Celeste, sendo a primeira atriz transexual a atuar em uma novela brasileira como personagem fixa.
Cláudia nasceu em 1952, no Rio de Janeiro. Uma curiosidade sobre Cláudia Celeste é que ela abraçou sua identidade sexual quando atuou no Exército descobrindo seus dotes na área da beleza, tornando-se uma cabeleireira muito conhecida em Copacabana, no Rio de Janeiro. Com a rotina de trabalho no salão isso à inspirou na decisão de passar por sua transição, aos 20 anos de idade.
Sua carreira de atriz se deu quando ela estreou como bailarina no palco do Beco das Garrafas, apresentando o espetáculo “O mundo é das Bonecas”.
Cláudia foi chamada para atuar na novela “Magic Mirror”, e ninguém do elenco sabia que ela era transexual, até que a notícia se espalhou, e houveram inúmeras críticas negativas e transfóbicas, que acarretaram em sua expulsão do elenco novelístico.
Mesmo com todo o preconceito e transfobia sofrido por ela, sua carreira alavancou após integrar o elenco da novela “Olho por Olho”, em 1988, sendo a primeira travesti a atuar em uma novela brasileira como personagem fixa, interpretando uma mulher trans no primeiro episódio de abertura da novela, sendo responsável por inspirar a comunidade LGBTQIAPN+ dos anos 1980 até aos dias atuais. Ela se orgulhava de quem era e nunca escondeu sua identidade.
Em 13 de maio de 2018, anunciou-se na imprensa o seu falecimento após complicações severas de pneumonia. Ela própria, um dos símbolos de resistência da sua época, hoje é ovacionada e aclamada pela comunidade a qual deu mais visibilidade e liberdade de mostrar a si mesma.